Blog pedagógico para estudar, discutir e construir elementos indicadores dos processos de metacognição. Metacognição significa para além da cognição, ou seja, a competência de conhecer o próprio ato de conhecer, ou, em outras palavras, tomar consciência, analisar e avaliar como se conhece (RIBEIRO, 2003).
Previous Posts

Arquivos

Link's
Metacognição
23.5.05

NOSSO CENÁRIO DE APRENDIZAGEM

Os paradigmas de avaliação utilizados até recentemente, no campo da educação no Brasil, estão sofrendo modificações. A forma anterior de testar os alunos não satisfaz mais aos educadores. Freire compara o processo avaliativo com uma “relação bancária”, o professor deposita informações prontas e os estudantes devem “reproduzir” o conhecimento que recebeu. (Freire, 1996)Tentando avançar em novos paradigmas, a auto-avaliação é compreendida como a forma pela qual o sujeito será estimulado a acompanhar seu próprio crescimento, usando-se para tal auto-avaliações sistemáticas, que o ajudarão a perceber, a discutir e a superar suas dificuldades e fracassos.A eficácia da aprendizagem não é dependente apenas da idade, experiência e nível intelectual, mas também da construção de estratégias cognitivas e metacognitivas que possibilitem ao sujeito planejar e monitorar o seu desempenho escolar, isto é, que permitem a tomada de consciência dos processos que utiliza para aprender e a tomada de decisões apropriadas sobre que estratégias utilizar em cada tarefa e, ainda, avaliar a sua eficácia, alterando-as quando não produzem os resultados desejados (Silva & Sá, 1993).Nesta perspectiva, para aprender é preciso aprender como fazer para aprender, que não basta fazer e saber, mas é preciso saber como se faz para saber e como se faz para fazer (Grangeat, 1999). A metacognição pode, então, ser vista como a capacidade chave de que depende a aprendizagem, certamente a mais importante: aprender a aprender, o que por vezes não tem sido contemplado pela escola.


Postar um comentário

Powered for Blogger by Blogger templates