Blog pedagógico para estudar, discutir e construir elementos indicadores dos processos de metacognição. Metacognição significa para além da cognição, ou seja, a competência de conhecer o próprio ato de conhecer, ou, em outras palavras, tomar consciência, analisar e avaliar como se conhece (RIBEIRO, 2003).
Previous Posts

Arquivos

Link's
Metacognição
23.5.05

ATIVIDADE 3

Tendo como base suas observações, reflexões e analises sobre a história “O tesouro perdido das missões”, proponha uma estratégia a partir da qual os leitores possam saber se estão aprendendo os conceitos propostos pela história.


Anonymous Anônimo escreveu...
GRUPO ALFA:Poderia ser criado um botão de verificação dos conceitos. Quando o usuário, pressionasse este botão,surgiria uma página de html, com vários questionamentos, sendo que cada pergunta poderia ter três opções de resposta, mas apenas uma seria a correta. Depois de o usuário marcar as respostas que julga correta, poderia pressionar outro botão para a verificação de sua aprendizagem.

Vejo este método, como um modo um pouco limitador, pois proporciona três opções, não deixa com que o aluno escreva o que ele pensa,mas não haveria a necessidade de um orientador sempre disponível a este site, para complementar as respostas dos usuários.  

Blogger Tanise Novello escreveu...
Penso que uma forma de saber se os leitores estão ‘aprendendo’ os conceitos propostos no decorrer da história é a disponibilização de espaços para que esses possam se manifestar através da interação. O site poderia propor que os leitores enviarem suas experiências com base no lugar onde vivem em um espaço comum que todos possam contribui, talvez através de um fórum ou blog! Poderia, ainda ser disponibilizada uma ferramenta para que os alunos construam sua própria estória. Com base nessa estória, o professor pode realizar questionamentos em sala de aula vinculando a sua realidade local-geográfica dos alunos, é possível ainda propor a criação de uma estória coletiva através do uso de ferramenta específica ou do próprio editor de texto, em que alguém começa a estória e todos possam contribuir se constituindo numa criação coletiva.
Na minha concepção, os sites devem contemplar ferramenta que permitam a interação dos usuários, não podem restringir-se somente a visualização,através da interação os sujeitos o (re)criam.
.  

Postar um comentário

Powered for Blogger by Blogger templates